A ACISAT – Associação Empresarial do Alto Tâmega, constitui-se, quanto à sua forma jurídica, como Associação Patronal sem fins lucrativos. Fundada em 1888, esta Associação tem como área de intervenção geográfica o Alto Tâmega. Integrada no Nut II – Norte, esta região engloba seis concelhos: Boticas, Chaves, Montalegre, Ribeira de Pena, Valpaços e Vila Pouca de Aguiar , pertencentes à NUT III – Alto Tâmega.

A sua missão consiste na formação, desenvolvimento e defesa dos interesses das actividades empresarial e associativa, dinamizando uma rede empresarial e institucional. A ACISAT, tal como decorre dos seus estatutos, tem como objectivo “promover e contribuir para o harmónico desenvolvimento técnico, económico, social e cultural da região em que se encontra inserida”.

instalações

Procurando acompanhar as grandes transformações que nas últimas décadas vêm ocorrendo nas economias avançadas e de forma a dar resposta às solicitações crescentes dos seus associados, elegeu esta associação um conjunto de atribuições das quais se destacam:

  • Organizar e desenvolver serviços destinados a apoiar os associados, nomeadamente através da elaboração de estudos e prestação de apoio e serviços diversos, visando reforçar a capacidade de actuação das empresas do sector;
  • Participar na criação e gestão de instrumentos empresariais e institucionais que possam contribuir para a prossecução dos seus objectivos.
IMG_0899

Consciente do importante papel que cabe às Associações na modernização do tecido empresarial e no melhoramento das condições de vida dos agentes económicos e do emprego, esta Associação tem tido um papel muito interventor:

  • Promovendo e dinamizando de uma forma direccionada, os instrumentos de apoio à gestão para as PME’s suas representadas;
  • Identificando falhas tecnológicas, de formação e assistência, e promovendo formas de as ultrapassar;
  • Propondo a reorientação na utilização dos fundos comunitários estruturais e regionais, por forma financiarem investimentos das PMEs nos sectores considerados mais prementes.

 

Esta Associação não tem contudo, restringido o seu papel aos meros objectivos estatutários, sendo também uma interventora directa na promoção do desenvolvimento económico e social da região, cooperando de forma concreta com instituições locais – Autarquias e CIM do Alto Tâmega, Escola Profissional de Chaves, ADRAT, IEFP, UTAD, Misericórdias, Cooperativas – e com instituições congéneres, nacionais e internacionais, através do estabelecimento de protocolos de cooperação pontuais.

Download: Estatutos

O contributo da ACISAT para o desenvolvimento da atividade económica do Alto Tâmega, tem sido baseado no desenvolvimento das competências instaladas na sua estrutura orgânica, abrangendo transversalmente todos os segmentos da nossa economia, através da criação de novos serviços como o de Higiene e Segurança Alimentar, da facilitação do acesso aos diversos projetos de financiamento e apoio ao emprego, da disponibilização de formação para ativos e para desempregados, e contemplando ainda um conjunto de serviços diversificado para os seus associados.

Com o lançamento do Portugal 2020, abrem-se novos horizontes para a economia em função das notícias vindas a público, que perspetivam uma maior incidência nos apoios à atividade económica, nomeadamente de base regional.

Neste capítulo, a ACISAT, dando cumprimento à sua missão, continuará atenta a todas as oportunidades que venham a ser disponibilizadas às empresas, aprofundando também as necessárias ligações junto das organizações responsáveis pela gestão dos fundos comunitários, bem como entidades locais, particularmente as Câmaras Municipais e a recentemente criada CIM – Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega, as quais assumem um papel determinante no desenvolvimento económico e social da região.

O Plano de Atividades que a Direção se propôs para 2016, identifica um conjunto de ações a desenvolver de forma sustentável e procura alargar a intervenção da ACISAT junto do tecido empresarial do Alto Tâmega, tendo em conta a nova estratégia regional que se perspetiva para o território.

O Presidente da Direção

Jorge Paulo Alves dos Santos

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO:

De Segunda a Sexta:

9h00 – 12h30 / 14h00 – 17h30

Sede:

ACISAT – Associação Empresarial do Alto Tâmega
Beco do Trem (Pavilhão ExpoFlávia)
Apartado 113, 5400-549 Chaves
Telefones: +351 276 332 115 / +351 276 332 579
Fax: +351 276 318 096
www.acisat.pt
geral@acisat.pt

Delegações/Delegados:

Rua Cidade de Bettembourg
Central de Camionagem Lj. 5
5430-408 Valpaços
Telefone: +351 278 713 322
Fax: +351 278 713 322

Bairro de S. José, 61
5470 – 205 Montalegre
Olgário Tenreiro
Telemóvel: +351 962 752 370

Praça do Município (C.M. Boticas)
5460-304 Boticas
José Carlos Monteiro da Silva
Telemóvel: +351 961 280 207

Fale conosco:

O seu nome (obrigatório)

O seu email (obrigatório)

Assunto

A sua mensagem