INOVAR+ | Comunidade de Turismo, Saúde e Bem-Estar – Turismo Acessível INOVAR+ | Comunidade de Turismo, Saúde e Bem-Estar – Turismo Acessível
Decorreu no passado dia 6 de Dezembro no Auditório do Balneário Pedagógico de Vidago, a 3ª Comunidade de Inovação – Turismo, Saúde e Bem-Estar.... INOVAR+ | Comunidade de Turismo, Saúde e Bem-Estar – Turismo Acessível

Decorreu no passado dia 6 de Dezembro no Auditório do Balneário Pedagógico de Vidago, a 3ª Comunidade de Inovação – Turismo, Saúde e Bem-Estar.

O objetivo da sessão foi criar sinergias, entre o projeto INOVAR+ e o desenvolvimento da temática do Turismo para Todos no Alto Tâmega, lançada ao público no seminário realizado em Junho pelos Municípios.

O primeiro painel foi iniciado pela oradora Ana Garcia, membro da Direção da ENAT (European Network for Accessible Tourism), que através de casos práticos deu relevo à temática do Turismo para Todos, evidenciando que “O mundo é de Todos, para Todos e com Todos”.

Neste painel contamos também, com a presença de Ana Bela Baltazar, Mestre em Tradução e Interpretação em Língua Gestual, responsável pela plataforma Hands to Discover (Turismo em Portugal acessível para pessoas surdas), que nos presenteou com alguns testemunhos, de como o Turismo pode ser acessível para pessoas surdas.

O segundo painel, conduzido pelo orador Dinis Duarte, consultor em Turismo Acessível e Inclusivo, focou-se no caso de sucesso do projeto Brendait, que consiste na conceção e aplicação de uma metodologia piloto de dinamização da transformação de um território num destino turístico acessível e inclusivo.

Cerca de 35 Empresários participaram ativamente na discussão da temática do Turismo Acessível, mostrando interesse de tornar o Alto Tâmega de Todos e para Todos.