Laboratórios de Demonstração/Incubadora de Ideias para Setor Industrial Laboratórios de Demonstração/Incubadora de Ideias para Setor Industrial
O setor industrial do Alto Tâmega, tem a possibilidade de contactar de perto com as mais recentes tendências de inovação tecnológica do setor, já... Laboratórios de Demonstração/Incubadora de Ideias para Setor Industrial

O setor industrial do Alto Tâmega, tem a possibilidade de contactar de perto com as mais recentes tendências de inovação tecnológica do setor, já no próximo dia 20 de Junho, no Evento DemoLabs – Laboratórios de Demonstração/Incubadora de Ideias, que vai decorrer no Forte de São Francisco em Chaves a partir das 14h00, no âmbito do projeto “Promoção da Indústria 4.0 na Região de Trás-os-Montes e Alto Douro, I4.0@TMAD”.

A quarta revolução industrial, ou Indústria 4.0 como é conhecida, consiste na inclusão dos mais modernos sistemas de comunicações e tecnologias da informação nos sistemas produtivos empresariais. Neste evento irão ser apresentadas bancadas de demonstração com objetivo de dar a conhecer as tecnologias e conhecimento I4.0 que os centros de investigação e inovação regionais podem colocar ao serviço das empresas. Entre elas destacamos:

  • Aquisição e análise de grande volume de dados
  • Inspeção robótica inteligente e adaptativa
  • Sistemas de automação auto-organizados
  • Sistema de montagem com colaboração humano-robot
  • Integração do humano em ambientes de automação industrial
  • Virtualização de sistemas de automação

Irá também ser realizada uma sessão de geração de ideias com vista à evolução tecnológica das empresas do sector industrial regional, dinamizada pelo Dr. Alexandre Sousa, da Lusotecnalia – Associação para a Investigação e Inovação, um especialista em gestão de inovação, e contará com a participação de investigadores do sistema regional de I&I.

Esta sessão de trabalho, é promovida pelo IPB – Instituto Politécnico de Bragança e pelo Brigantia-Ecopark, com o apoio da ACISAT – Associação Empresarial do Alto Tâmega. Eventos semelhantes irão também decorrer em Bragança e Vila Real e deles deverá resultar uma bolsa de ideias para projetos de I&I colaborativos.

A participação das empresas é gratuita, mas sujeita a inscrição obrigatória, através do link:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSc-XXk9VV3T8-_bK-_uVrUB4km4bRlREXx9ST5Ypb4MAlDP3g/viewform

Saiba mais sobre o projeto: