Conheça os Projetos que a ACISAT tem à disposição da sua empresa!

Lançamento Novo Rumo a Norte - Alto Tâmega

Uma Rede Colaborativa ao Serviço das Empresas do Alto Tâmega

O Novo Rumo a Norte visa facilitar o acesso à informação com valor estratégico para os agentes económicos da região – através de uma plataforma online e dos serviços das associações que integram a rede colaborativa – e assegurar um aconselhamento técnico de proximidade, o apoio especializado no desenho de candidaturas a programas comunitários e o acompanhamento do respetivo processo, até à conclusão do investimento ou da ação apoiados ao abrigo de programas de âmbito regional, nacional ou europeu.

A par disto, o Novo Rumo a Norte potencia ainda a coesão da região, esbatendo as assimetrias e contribuindo para a melhoria dos indicadores sócios-económicos em toda a região Norte.

novorumoNorte

Saiba mais aqui!

O NOVO RUMO A NORTE QUER CONTRIBUIR PARA O DESENVOLVIMENTO ECONÓMICO DE NOVAS LATITUDES.

As dinâmicas demográficas registadas nas últimas décadas em Portugal revelam que dois terços do território nacional, correspondendo, grosso modo, aos municípios do interior do país – designados como Territórios de Baixa Densidade – estão ameaçados de despovoamento. No entanto, estes territórios têm recursos e potencialidades que, se forem eficaz e inteligentemente rentabilizados, podem gerar e fixar a riqueza e o emprego indispensáveis para inverter as tendências demográficas e económicas regressivas, tornando assim, territórios de baixa densidade em territórios de elevado potencial. São apenas precisos grandes projetos que apostem em gente qualificada.

Novo Rumo a Norte: o Alto Tâmega no Porto Canal

http://tinyurl.com/jd29tjx

Empresas da região preparam-se para EXPORTAR +

Depois da primeira reunião de trabalho no passado dia 7 de Março no NERVIR, as fileiras prioritárias que serão alvo de apoio à internacionalização no âmbito do projeto: VINHOS E AZEITE, PRODUTOS DE BASE ANIMAL (Carne, enchidos, produtos à base de carne, etc.) e PRODUTOS DE BASE VEGETAL (Hortícolas e frutícolas, frutos secos, compotas, etc.), reuniram-se novamente em Bragança no passado dia 29 de Março no NERBA.

Nesta sessão de trabalho, os empresários do Alto Tâmega que participaram na iniciativa, tiveram a possibilidade de obter informação sobre os mercados da Alemanha, Espanha e Suécia, e contactar diretamente com consultores internacionais a actuar nesses mercados, que puderam elucidar os participantes, sobre as especificidades dos mesmos para cada fileira, e a melhor forma de aí fazer negócios, considerando as questões económicas e culturais que caracterizam cada um deles.

Estas empresas irão agora participar nas reuniões e contactos exploratórios internacionais, que irão decorrer nos próximos dias 18, 19 e 20 de Abril, no NERVIR, NERBA e ACISAT respetivamente. Nestas reuniões de trabalho, que carecem de agendamento prévio, os empresários poderão de forma personalizada, falar com os consultores internacionais para as fileiras identificadas no projeto, esclarecendo as dúvidas existentes e aprofundando a informação que lhe possa ser útil e necessária para evoluir nos processos de internacionalização das suas empresas nestes mercados.

fileira-produtos-de-base-vegetal-1fileira-vinho-e-azeite-2

Os interessados em integrar estes trabalhos, poderão ainda fazê-lo, contactando-nos ou fazer a inscrição através do seguinte link: https://goo.gl/forms/3I54IlbpQlQG0ZsH3.

EXPORTAR+| 2.ª SESSÃO SETORIAL

É já na próxima semana, dia 29 de Março (quarta-feira) que decorre a 2ª sessão setorial do projeto EXPORTAR+|Valorização dos Recursos da Região de Terras de Trás-os-Montes, Douro e Alto Tâmega, no NERBA em BRAGANÇA, conforme programa individual, com os seguintes horários:

10:00h – Fileira VINHO e AZEITE

14:00h – Fileira PRODUTOS DE BASE ANIMAL

16:30h – Fileira PRODUTOS DE BASE VEGETAL

Depois da primeira reunião de trabalho, que permitiu um melhor conhecimento dos participantes nas diferentes fileiras, e dos mercados visados pelo projeto: ALEMANHA, SUÉCIA e ESPANHA, a próxima reunião servirá para apresentar às fileiras as Oportunidades identificadas em cada um destes mercados, e capacitar os empresários participantes para os contactos internacionais que se seguirão.

Na expectativa de que a presente iniciativa vá ao encontro dos Vossos interesses, ficamos a aguardar a confirmação da Vossa presença, através do link: Ficha de Inscrição.

EXPORTAR + arranca trabalhos de apoio à internacionalização das empresas da região

Depois de ser apresentado às empresas de Trás-os-Montes e Douro no final de 2016, o projeto EXPORTAR+ – Valorização dos Recursos da Região de Terras de Trás-os-Montes, Douro e Alto Tâmega, reuniu no passado dia 7 de Março no NERVIR, as fileiras prioritárias que serão alvo de apoio à internacionalização no âmbito do projeto.

Os empresários do Alto Tâmega dos diferentes setores do projeto, participaram ativamente na iniciativa, manifestando interesse em incrementar os seus processos de internacionalização e melhorar a competitividade dos seus negócios.

Ao longo dos últimos 3 meses, na sequência da divulgação desta iniciativa, empresas que manifestaram interesse na iniciativa responderam a um diagnóstico, que permitiu avaliar o potencial de internacionalização da região e definir as fileiras e mercados alvo que serão visados especificamente pela ação do projeto. Com base na informação recolhida foram definidas:

FILEIRAS PARA O PROJETO:

  1. Vinho e Azeite
  2. Produtos de Base Animal (Carne, enchidos, produtos à base de carne, etc.)
  3. Produtos de Base Vegetal (Hortícolas e frutícolas, frutos secos, compotas, etc.)

MERCADOS ALVO A TRABALHAR:

  1. Alemanha
  2. Espanha
  3. Suécia

Nesta primeira fase serão dinâmizados os grupos setoriais com objetivo de fomentar e preparar  as atividades de internacionalização do projeto. As empresas interessadas que não tiveram oportunidade de participar na primeira sessão de trabalho, poderão juntar-se a uma segunda reunião setorial, que irá decorrer no próximo dia 29 de Março no NERBA em Bragança. Estas reuniões servem de preparação dos empresários sobre as oportunidades de negócio nos mercados internacionais para as fileiras identificadas no projeto, bem como para lhes fornecer informação comercial rigorosa, pormenorizada e devidamente validada por atores-chave dos mercados identificados. Posteriormente, os empresários poderão participar em Missões Empresariais inversas (Abril e Junho) destinadas a proporcionar contacto diretos entre as empresas da rede e os parceiros internacionais envolvidos.

PRÓXIMOS EVENTOS DO PROJETO:

  • 29 de Março, NERBA (Bragança) – Apresentação de Oportunidades de mercado e preparação das empresas para as ações exploratórias internacionais, através de reuniões b2b com consultores
  • 20 de Abril, ACISAT (Chaves) – 1.ª Missão Inversa, Visita de Consultores Internacionais
  • 25 de Maio, ACISAT (Chaves) – Avaliar o resultado da 1.ª ação internacional e preparar a 2.ª ação, através de reuniões b2b com consultores
  • 22 de Junho, ACISAT (Chaves) – 2.ª Missão Inversa, Visita de Prospetores Internacionais.

EXPORTAR+| Nova fase de trabalhos

O projeto EXPORTAR+|Valorização dos Recursos da Região de Terras de Trás-os-Montes, Douro e Alto Tâmega, vem convidar a Vossa Empresa a aproveitar as atividades e oportunidades que o mesmo oferece.

Este projeto tem como objetivo central potenciar o sucesso da internacionalização das PME da região de Terras de Trás-os-Montes, Douro e Alto Tâmega, através de um melhor conhecimento sobre os mercados e do estímulo a iniciativas coletivas de cooperação interempresarial, para a internacionalização dos bens e serviços produzidos na região, assente na estratégia regional de especialização inteligente (RIS3).

A primeira fase de trabalhos consistiu em definir os setores económicos prioritários que serão visados pela atividade do projeto:

– Fileira VINHO e AZEITE

– Fileira PRODUTOS DE BASE ANIMAL

– Fileira PRODUTOS DE BASE VEGETAL

Se a Vossa empresa integra uma das fileiras alvo do EXPORTAR+, vimos por este meio divulgar as etapas seguintes do projeto, através do folheto, e convidá-lo a inscrever-se na primeira sessão de trabalho setorial que decorrerá no NERVIR em Vila Real no próximo dia 7 de Março (terça-feira), (conforme programa individual), nos seguintes horários:

10:00h – Fileira VINHO e AZEITE

14:00h – Fileira PRODUTOS DE BASE ANIMAL

16:30h – Fileira PRODUTOS DE BASE VEGETAL

Na expectativa de que a presente iniciativa vá ao encontro dos Vossos interesses, ficamos a aguardar a confirmação da Vossa presença,

Inscreva-se através do link: https://goo.gl/forms/Va99rg2Zk70epRW73

A sua empresa quer EXPORTAR+?

Os números das exportações para o Alto Tâmega não são animadores!
A ACISAT está a desenvolver o projeto EXPORTAR+|Valorização dos Recursos da Região de Terras de Trás-os-Montes, Douro e Alto Tâmega. Saiba mais e inscreva-se em https://exportarmaistrasosmontes.pt

Este projeto tem como objetivo central potenciar o sucesso da internacionalização das PME da região de Terras de Trás-os-Montes, Douro e Alto Tâmega, através de um melhor conhecimento sobre os mercados e do estímulo a iniciativas coletivas de cooperação interempresarial, para a internacionalização dos bens e serviços produzidos na região, assente na estratégia regional de especialização inteligente (RIS3).

Para que a sua empresa possa aderir e participar gratuitamente neste importante projeto, facto que muito nos honraria, é obrigatório o preenchimento do inquérito DIAGNÓSTICO DO POTENCIAL EXPORTADOR, documento chave que nos permitirá avaliar o potencial exportador da nossa Região, identificar os setores económicos com maior potencial de internacionalização e definir os mercados-alvo prioritários. Para tal, basta aceder ao link: https://goo.gl/forms/gLZ1EKULRSLySUXp2

Caso lhe subsista alguma dúvida, a ACISAT – Associação Empresarial do Alto Tâmega tem ao seu dispor o Gabinete de Apoio à Internacionalização do Projeto, com o qual poderá contar no apoio ao preenchimento do questionário ou sobre qualquer outro esclarecimento que entenda pertinente.

Agradecemos a resposta ao DIAGNÓSTICO DO POTENCIAL EXPORTADOR, se possível até dia 20 de Janeiro.

Contamos com a Vossa colaboração, para ajudar a construir as melhores soluções para o seu negócio.

Export AT1

A sua Empresa quer EXPORTAR+?

Venha conhecer mais detalhadamente este projeto, nas sessões concelhias que vão decorrer durante o mês de Novembro no Alto Tâmega.
Para mais informações e inscrições consulte o programa em anexo ou contacte-nos!

https://drive.google.com/open?id=0B0Th8k2jxNKJZFNTdEZ5dl9Gd2M

Saiba como podemos ajuda-lo a EXPORTAR +

O Projeto EXPORTAR+ | Valorização dos Recursos da Região de Terras de Trás-os-Montes, Douro e Alto Tâmega, tem como objetivo central potenciar o sucesso da internacionalização das PME da região de Terras de Trás-os-Montes, Douro e Alto Tâmega, através de um melhor conhecimento sobre os mercados e do estímulo a iniciativas coletivas de cooperação interempresarial, para a internacionalização dos bens e serviços produzidos na região, assente na estratégia regional de especialização inteligente (RIS3).

Logotipo_Peq

O projeto é desenvolvido em consórcio pela NERVIR – Associação Empresarial (beneficiário líder/chefe de fila), NERBA – Associação Empresarial do Distrito de Bragança, e ACISAT – Associação Empresarial do Alto Tâmega, em colaboração com as Comunidades Intermunicipais do Alto Tâmega, em parceria com a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, e o Instituto Politécnico de Bragança. O Projeto beneficiará ainda da colaboração das Comunidades Intermunicipais do Alto Tâmega, Doutro e Terras de Trás-os-Montes, na qualidade de facilitadores das Ações a desenvolver no território. O Projeto tem um âmbito geográfico de intervenção que abrange as NUT III correspondentes – Alto Tâmega, Douro e Terras de Trás-os-Montes.

Saiba mais aqui!

Seminário de Arranque – EXPORTAR +
Potenciar a internacionalização das PME da região de Terras de Trás-os-Montes, Douro e Alto Tâmega

Decorreu no dia 19 de julho no auditório da NERVIR – Associação Empresarial a sessão de apresentação do Projeto EXPORTAR+. O objetivo central deste projeto é o de potenciar a internacionalização das PME da região de Terras de Trás-os-Montes, Douro e Alto Tâmega, através de um melhor conhecimento sobre os mercados e do estímulo a iniciativas coletivas de cooperação interempresarial, para a internacionalização dos bens e serviços produzidos na região.

Este projeto vai ser desenvolvido pela NERVIR – Associação Empresarial (chefe de fila), pelo NERBA – Associação Empresarial do Distrito de Bragança e pela ACISAT – Associação Empresarial do Alto Tâmega, em colaboração com as Comunidades Intermunicipais do Alto Tâmega, Douro e Terras de Trás-os-Montes, a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e o Instituto Politécnico de Bragança.

No âmbito deste projeto serão realizados diversos workshops com as empresas da região abrangida pelo projeto, em que será avaliado o potencial de exportação de cada empresa; de acordo com esta avaliação serão constituídas fileiras e definidos mercados de ação para estas fileiras; as empresas aderentes passarão a ter assim, acesso a Gabinetes de Internacionalização e a consultoria nacional e internacional, na sua ação de exportação e caso o pretendam, poderão avançar para um projeto conjunto de Internacionalização.

Na sessão de apresentação, foram apresentadas as linhas gerais do projeto  e no painel subordinado ao tema “Potencial de Exportação da Região do  Douro, Trás-os-Montes e Alto Tâmega” foram feitas diversas intervenções, nomeadamente pelo Dr. Luis Reis da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal – AICEP Portugal Global, pela Dra. Eunice Silva da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte – CCDR-N, pela Professora Doutora Sofia Gouveia da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, pelo Sr. Vereador da Câmara Municipal de Vila Real, Eng. Carlos Silva, em representação da Comunidade Intermunicipal do Douro e pelo Dr.  João Batista da Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega.

5.º Workshop da Rede Colaborativa “+TURISMO +SABOR – Alto Tâmega com Sabor”

Realizou-se no passado dia 19 de junho em Vila Pouca de Aguiar, mais um workshop da rede colaborativa “+Turismo +Sabor – Alto Tâmega com Sabor”.

O Casino de Pedras Salgadas foi o local escolhido para a realização do quinto workshop desta rede colaborativa que tem como objetivo a união e a promoção dos setores do turismo e do agroalimentar, o desenvolvimento de uma marca comum e a internacionalização das empresas locais.

Com o tema “Inovação e Qualidade”, o quinto de seis workshops teve início por volta das 10h e contou com a intervenção de Duarte Marques, vereador da Câmara Municipal de Vila Pouca de Aguiar.

Os oradores escolhidos para este dia foram Marta Correia, psicóloga e formadora nas áreas de comunicação, atendimento e vendas, liderança e motivação, Jorge Pereira, cofundador e parceiro do Grupo Joyn e com conhecimento em tecnologia de negócio para a adoção de inovação tecnológica de forma alinhada com a estratégia de negócios das organizações, e Vítor Santos, professor auxiliar convidado na NOVA Information Management School em Lisboa e que conta já com 23 anos de docência no ensino superior. A manhã contou ainda com a intervenção de Filipe Montargil, professor na Escola Superior de Comunicação Social, e de Carla Branco, socióloga e diretora executiva da empresa Partnia, Lda., com experiência nas áreas educativa, social, comercial e de gestão, que tem vindo a marcar presença em todos os workshops.

Este dia ficou também marcado pela apresentação de duas empresas, uma de Chaves e outra de Vila Pouca de Aguiar, feitas pelos próprios donos que são também participantes assíduos destes workshops, e que mostraram que esta rede colaborativa tem vindo a dar frutos e a criar união entre os vários empresários da região do Alto Tâmega.

Depois do almoço networking decorreu uma visita à Agroaguiar, empresa da região.

Inscrições | “+TURISMO +SABOR – Alto Tâmega com Sabor” | 19 de Junho | Casino de Pedras Salgadas

Depois do sucesso e mobilização dos eventos anteriores, é com grande prazer que vimos convidar V. Exas. a participar no próximo Workshop do Ciclo da Rede Colaborativa “+TURISMO +SABOR – Alto Tâmega com Sabor”, que irá decorrer em Vila Pouca de Aguiar a partir das 09h00 do dia 19 de Junho de 2017 no Casino de Pedras Salgadas, sob o tema “Inovação e Qualidade”, conforme programa.

Como inovar nestes setores? Como elevar os padrões de qualidade dos produtos e serviços? Vamos refletir sobre as estratégias de inovação e qualidade das empresas instaladas e sobre os caminhos a percorrer nessas áreas.

A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição obrigatória.

Se está interessado em fazer parte desta Rede, e participar desta iniciativa, faça a sua inscrição até às 15h do dia 16 de Junho, através do link: https://goo.gl/forms/TFmz9IUbhP8mDoG22

+TURISMO+SABOR | Empresários vestem a camisola

Boticas foi o quarto Município a integrar a rede colaborativa +Turismo +Sabor com o tema “Uma Estratégia Digital para +Turismo+Sabor.”

29 de Maio no Boticas Hotel Art & Spa e contou com a presença de vários especialistas na área do Digital, dos quais Fernando Moreira, professor associado na Universidade Portucalense Infante D. Henrique, David Escudero, professor titular da Universidade La Salle-URL em Barcelona , Carla Branco socióloga e diretora da empresa Partnia, Ramiro Gonçalves das Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e da INESC TEC e José Martins da empresa negociosglobais.com.

 

 

“Inscrições | “+TURISMO +SABOR – Alto Tâmega com Sabor” | 29 de Maio | Boticas Hotel Art & Spa, Boticas

Depois do sucesso e mobilização dos eventos anteriores, é com grande prazer que vimos convidar V. Exas. a participar no próximo Workshop do Ciclo da Rede Colaborativa “+TURISMO +SABOR – Alto Tâmega com Sabor”, que irá decorrer em Boticas a partir das 09h00 do dia 29 de Maio de 2017 no Boticas Hotel Art & Spa, sob o tema “UMA ESTRATÉGIA DIGITAL para +Turismo +Sabor”, conforme programa.

A aposta no digital assume-se como um passo inevitável para o sucesso na conquista de mercados, considerando a evolução de utilizadores e as tendências de compra por este canal. Nesta sessão vamos refletir sobre a estratégia e modelo de negócio para à plataforma web prevista para o projeto.

Programa_Boticas.

A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição obrigatória.

Se está interessado em fazer parte desta Rede, e participar desta iniciativa, faça a sua inscrição até às 15h do dia 26 de Maio, através do link:

https://goo.gl/forms/XAU5QplRULwV9hLe2

Contamos Consigo!

“+TURISMO +SABOR – Alto Tâmega com Sabor” | 8 de Maio – Quinta D.ª Adelaide, Valpaços

O tema escolhido para o terceiro workshop da rede foi “Promoção e Comercialização”, com a presença dos oradores Manuel Oliveira e Pedro Carames, ambos especialistas em marketing. Tal como nos dois workshops anteriores, estiveram também presentes, representantes da SPI e Carla Branco, socióloga e diretora executiva da empresa Partnia Lda, que foram responsáveis pela criação de dinâmicas de grupo relacionadas com a promoção da empresas e do território.

Foi de facto notário nesta sessão a criação da rede colaborativa!

A todos os presentes agradecemos a presença, contamos vê-los a todos novamente no dia 29 de Maio em Boticas.
Aqueles que não puderam participar, mantenham-se informados através dos nossos meios de comunicação e inscrevam-se nos próximos eventos!

“+TURISMO +SABOR – Alto Tâmega com Sabor” | 8 de Maio – Quinta D.ª Adelaide, Valpaços

Depois do sucesso e mobilização do primeiro e segundo evento, é com grande prazer que vimos convidar V. Exas. a participar no terceiro Workshop do Ciclo da Rede Colaborativa “+TURISMO +SABOR – Alto Tâmega com Sabor”, que irá decorrer em Valpaços a partir das 09h00 do dia 8 de Maio de 2017 na Quinta D.ª Adelaide, sob o tema “Promoção e Comercialização”, conforme programa.

Considerando as ferramentas que o projeto pretende desenvolver em matéria de comunicação e promoção, qual o posicionamento e os mercados alvo, que setores envolvidos se pretendem atingir e com que oferta? Vamos nesta sessão refletir sobre os recursos e oferta da rede e o posicionamento a adotar para atingir os seus objetivos.

A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição obrigatória.

Se está interessado em fazer parte desta Rede, e participar desta iniciativa, faça a sua inscrição até às 15h do dia 5 de Maio, através do link:

https://goo.gl/forms/yKCkRnJxEJZSWSQR2

Contamos Consigo!

2.º Workshop da Rede Colaborativa “+TURISMO +SABOR – Alto Tâmega com Sabor”

Foi com forte participação e dinâmica que no passado dia 3 de Abril, decorreu o 2.º Workshop da rede colaborativa “+TURISMO +SABOR – Alto Tâmega com Sabor”.

Obrigado pela Vossa presença, contamos vê-los a todos novamente no dia 8 de Maio em Valpaços.

Aqueles que não puderam participar, mantenham-se informados através dos nossos meios de comunicação e inscrevam-se nos próximos eventos!

Relembramos que existe um grupo fechado no facebook destinado a este projeto.

Inscrições | “+TURISMO +SABOR – Alto Tâmega com Sabor” | 03 de Abril – Restaurante A Muralha – Terra Fria II (Montalegre)

Depois do sucesso e mobilização do primeiro evento, é com grande prazer que vimos convidar V. Exas. a participar no segundo Workshop do Ciclo da Rede Colaborativa “+TURISMO +SABOR – Alto Tâmega com Sabor”, que irá decorrer em Montalegre a partir das 09h00 do dia 3 de Abril de 2017 no Restaurante A Muralha – Terra Fria II, sob o tema “Marca, Para Que te Quero?”, conforme programa.

O objetivo central deste Workshop é refletir sobre a criação de uma marca coletiva associada à rede do projeto, que facilite a identificação e valorização dos recursos endógenos do território, particularmente dos setores do turismo e agroalimentar. Continuaremos também a proporcionar momentos de diálogo, para que os empresários dos setores do Turismo e do Agroalimentar do Alto Tâmega, se conheçam, possam apresentar os seus produtos e empresas aos parceiros do território, para a partir desse conhecimento se desenvolverem as parcerias e cooperação, que tanta falta fazem ao desenvolvimento turístico e económico da região.

A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição obrigatória.

Se está interessado em fazer parte desta Rede, e participar desta iniciativa, faça a sua inscrição até às 15h do dia 31 de Março, através do link:

https://goo.gl/forms/q5r8gfgUBtNFKZbp1

 Contamos Consigo!

1.º Workshop da Rede Colaborativa “+TURISMO +SABOR – Alto Tâmega com Sabor”
Foi com forte participação e dinâmica que decorreu o 1.º Workshop da Rede Colaborativa “+TURISMO +SABOR – Alto Tâmega com Sabor”, no passado dia 7 de Março no Hotel Casino de Chaves.

Os 85 participantes do evento, demonstraram a vontade instalada no Alto Tâmega, de aprofundar as relações de trabalho e cooperação entre Turismo e AgroAlimentar.

Obrigado pela Vossa presença, contamos vê-los a todos novamente no dia 3 de Abril em Montalegre.

Aqueles que não puderam participar, mantenham-se informados através dos nossos meios de comunicação e inscrevam-se nos próximos eventos!

 

Inscrições | “+TURISMO +SABOR – Alto Tâmega com Sabor” | 13 de Março – Hotel Casino Chaves

É com grande prazer que vimos convidar V. Exas. a participar do Ciclo de Workshops da Rede Colaborativa “+TURISMO +SABOR – Alto Tâmega com Sabor”, inscrevendo-se desde já no primeiro evento que irá decorrer em Chaves a partir das 09h00 do dia 13 de Março de 2017 no Hotel Casino de Chaves, conforme programa.

O objetivo central deste trabalho é proporcionar momentos de diálogo, para que os empresários dos setores do Turismo e do Agroalimentar do Alto Tâmega, se conheçam, possam apresentar os seus produtos e empresas aos parceiros do território, para a partir desse conhecimento se desenvolverem as parcerias e cooperação, que tanta falta fazem ao desenvolvimento turístico e económico da região.

A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição obrigatória.

Se está interessado em fazer parte desta Rede, e participar desta iniciativa, faça a sua inscrição através do link:

https://goo.gl/forms/J7GUMYYfiAqrV8VI3

+ TURISMO +SABOR – Alto Tâmega com Sabor convida: “Venha Construir esta Rede!”

A ACISAT e a ADRAT, depois da apresentação do projeto + TURISMO +SABOR – Alto Tâmega com Sabor durante o passado mês de Novembro, lançam-se agora na tarefa de promover e fomentar a cooperação intersectorial, através da criação de uma Rede Colaborativa entre os setores do Turismo e do AgroAlimentar no Alto Tâmega.

Para levar a cabo esta tarefa, o projeto irá promover até Junho, um Ciclo de Workshops que percorrerão o Alto Tâmega, com o objetivo de promover a reflexão entre os participantes sobre questões relevantes para a estratégia dos setores do projeto e simultaneamente o conhecimento e troca de experiências intersectoriais, que permitam fortificar a cooperação e trabalho colaborativo. O objetivo primeiro, é que os empresários se conheçam, que possam apresentar os seus produtos e empresas aos parceiros do território, para a partir desse conhecimento se desenvolverem as parcerias e cooperação, que tanta falta fazem ao desenvolvimento turístico e económico da região.

São destinatários destas ações, as empresas e empreendedores dos setores envolvido, bem como os dirigentes e técnicos de instituições com responsabilidades em matéria de promoção turística e agroalimentar.

Os eventos irão realizar-se em espaços hoteleiros de cada um dos concelhos, e o primeiro irá decorrer em Chaves já no próximo dia 13 de Março no Hotel Casino.

A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição obrigatória.

Para mais informações acerca do ciclo de workshops consulte o folheto aqui!

Se está interessado em fazer parte desta Rede, e participar desta iniciativa, contacte-nos.

+TURISMO +SABOR – Alto Tâmega com Sabor

Os Sabores do Alto Tâmega são o ponto de partida para este projeto que pretende, com base na valorização da qualidade dos Produtos Agroalimentares da região, reforçar a imagem de marca do seu Turismo.

Simultaneamente visa criar sinergias entre os dois setores, capazes de originar novas formas de trabalho e novos produtos, contribuindo assim para a afirmação do nome e da excelência do Alto Tâmega e dos seus produtos e para a dinamização de toda a economia regional.

Road Show de apresentação concelhio:

10 de Novembro:14h30, Casa do Vinho, VALPAÇOS

11 de Novembro:14h30, Auditório Parque Ambiental, RIBEIRA DE PENA

14 de Novembro:9h45, Auditório Municipal, BOTICAS

14 de Novembro:14h30, Ecomuseu, MONTALEGRE

21 de Novembro: 14h30, Auditório do Palacete Silva, VILA POUCA AGUIAR

23 de Novembro: 14h30, Auditório Luiz Coutinho, CHAVES

Não perca a oportunidade de obter toda a informação sobre esta iniciativa!

+TURISMO +SABOR APRESENTADO ÀS EMPRESAS DO ALTO TÂMEGA
 Depois da sessão de lançamento institucional em Chaves, no passado dia 4 de Novembro, o projeto “+Turismo +Sabor – Alto Tâmega com Sabor”, foi apresentado às empresas em cada um dos concelhos do Alto Tâmega, tendo terminado este road show no passado dia 24 de Novembro com um último workshop em Chaves.

As empresas demonstraram interesse na iniciativa e marcaram presença nas sessões de esclarecimento, com objetivo de conhecerem o projeto, que pretende ser uma nova plataforma de apoio para empresas dos setores do Turismo e do Agroalimentar do Alto Tâmega.

Os parceiros – ACISAT e ADRAT, assumiram como objetivo central, o reforço das relações de cooperação entre as empresas destes dois setores, de modo a poder construir uma rede de trabalho colaborativa, que permita construir uma imagem de verdadeira coerência e qualidade para quem nos visita. Para o efeito, os empresários do setor, serão chamados logo no início de 2017, a debater um conjunto de questões de interesse para o setor, como sejam a marca, a participação e organização de feiras e eventos, a criação de uma plataforma web entre outros.

O projeto prevê desenvolver ao longo de 2016 entre outras, as seguintes atividades:

– Estudo de Avaliação do Potencial Produtivo e Comercial das Fileiras “Turismo” e “Agroalimentar“;

– Benchmarking internacional para a criação de uma rede colaborativa intersectorial;

– Elaboração de Manual para Implementação de práticas Inovadoras e Colaborativas nas PME do Alto Tâmega;

– Criação de Rede colaborativa intersectorial – “+TURISMO + SABOR”;

– Criação da Marca para a Rede “+TURISMO + SABOR” e respetivo Plano de Marketing e Meios;

– Criação de um Portal promocional da Rede e da Região;

– Promoção da Rede “+TURISMO + SABOR“ através da participação numa feira nacional, uma feira internacional e criação de um evento para todo o Alto Tâmega;

A participação no projeto é gratuita para as empresas interessadas, bastando para o efeito as mesmas manifestarem o seu interesse de participação junto da ACISAT ou da ADRAT.

 A ACISAT reforça o carater participativo deste projeto e alerta para a necessidade de os empresários ajudarem a construir as melhores soluções para alguns dos problemas que afetam os seus setores de atividade. As instituições estão a cumprir o seu papel, disponibilizando ferramentas às empresas, mas cabe a estas aproveitarem este trabalho e empenharem-se junto das instituições na definição daquele que querem que seja o futuro destes setores de atividade e deste território.

2as Comunidades de Inovação

– Comunidade Turismo, Saúde e Bem-Estar

Decorreu no dia 14 de Setembro nas instalações da ACISAT, a segunda ação da comunidade de inovação de Turismo e Bem-Estar do projeto INOVAR+ – Trás-os-Montes, com uma boa presença de empresários do setor do Turismo.

A sessão contou com a presença de oradores convidados de relevo nacional, especialistas que têm desenvolvido trabalho e projetos associados à inovação e empreendedorismo, e que sensibilizaram as empresas presentes para tendências recentes no âmbito do turismo. Foi colocado especial enfoque nas novas ferramentas digitais aplicadas ao setor, que pelo seu potêncial promocional, constituem veículos poderosos de construção ou destruição da reputação e imagem das empresas visadas.

Estas atividades do projeto INOVAR+ ficarão concluídas com a realização da 3.ª Comunidade de Inovação, que oportunamente será agendada e divulgada a todos os interessados.

– Comunidade das Indústrias Extrativas

 Decorreu em Vila Pouca de Aguiar no dia 17 de Junho incorporada na V Jornada do Granito a segunda Comunidade de Inovação das Indústrias Extrativas.

Com o apoio do Município de Vila Pouca e AECORGO, deu-se início a uma manhã produtiva de trabalho onde pudemos contar com vários Empresários do setor.

1as Comunidades de Inovação

1ª Comunidade de Inovação | Indústrias Extrativas

1ª Comunidade de Inovação | Turismo, Saúde e Bem-Estar

A sua empresa quer INOVAR + ?

Inscreva-se em https://inovarmaistrasosmontes.pt. Porque a INOVAÇÃO É PARA TODOS.

O projeto INOVAR+ Trás os Montes, Douro e Alto Tâmega, cofinanciado pelo Norte 2020, Portugal 2020 e Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional e desenvolvido em parceria pelas Associações Empresariais de Bragança (NERBA), Alto Tâmega (ACISAT) e Vila Real (NERVIR), tem como objetivo central o reforço da capacitação empresarial das PME da Região para o desenvolvimento de processos de inovação, estimulando o trabalho em rede através da criação de COMUNIDADES DE INOVAÇÃO assentes nos Domínios de Especialização da Estratégia Regional de Especialização Inteligente (RIS3), nomeadamente: Vitivinicultura; Agroalimentar e Floresta; Industrias Culturais e Criativas; Industria Extrativa; Energia; Turismo, Saúde e Bem-Estar. Pretende-se assim o reforço da ligação das empresas ao ensino superior, no desenvolvimento de projetos inovadores, com vista ao desenvolvimento de novos bens e serviços e ao aumento da produtividade e capacidade de criação de valor das empresas.

Para a prossecução do objetivo atrás enunciado, o projeto INOVAR+ Trás os Montes, Douro e Alto Tâmega, prevê a criação e a dinamização de COMUNIDADES DE INOVAÇÃO TEMÁTICAS em Bragança, Chaves e Vila Real, de forma descentralizada e de acordo com as zonas escolhidas pelas Associações Empresariais respetivas nos seus respetivos territórios. Destas COMUNIDADES DE INOVAÇÃO TEMÁTICAS farão parte empresas, empresários, Instituições do Sistema de Investigação e Inovação, consultores de mercado e consultores científico-tecnológicos e demais agentes da envolvente regional dentro dos referidos Domínios de Especialização da RIS3 Norte.

O Projeto foi já presentado em Valpaços, Chaves e Vila Pouca de Aguiar nos passados meses de Novembro e Dezembro.

O PROJETO É GRATUITO PARA AS EMPRESAS/EMPRESÁRIOS QUE QUEIRAM PARTICIPAR!

Se através da inovação pretende criar uma nova dimensão para o desempenho da sua empresa, não deixe de participar neste projeto INOVAR + Trás os Montes, Douro e Alto Tâmega. Para mais informações e inscrição consulte https://inovarmaistrasosmontes.pt/