Diga-nos em que áreas de formação gostaria de aumentar os seus conhecimentos e/ou dos Colaboradores da Sua empresa, através do preenchimento do nosso Diagnóstico de Necessidades de Formação Profissional.

Se quer inscrever-se na nossa Formação Modular em Curso, basta preencher a FICHA DE INSCRIÇÃO e entrega-la na ACISAT ou enviar para formacao@acisat.pt

A Formação Modular Certificada tem por base as Unidades de Formação de Curta Duração (UFCD) de 25 ou 50 horas, constantes do Catálogo Nacional de Qualificações, que poderão ser validadas no âmbito do Código de Trabalho, desde que sejam consideradas no Plano Anual de Formação da Empresa e realizadas em comum acordo entre a Empresa e os seus Colaboradores.

Contamos consigo para nos ajudar a construir as melhores soluções para si e para o seu negócio.

Caracterização e objetivos da formação profissional

É unânime, na União Europeia, que a qualidade dos recursos humanos é decisiva para a competitividade dos países e das regiões. Em Portugal, e em especial na nossa região, a qualidade dos recursos humanos tem sido um verdadeiro problema ao desenvolvimento e consolidação da riqueza empresarial.

A ACISAT consciente da importância da Formação Profissional tem desenvolvido as suas competências nesta área, dados comprovados pelo vasto curriculum que detém nesta matéria.

A oferta formativa da ACISAT assenta nas seguintes tipologias de formação:

  • Formação financiada, destinada a empresários, quadros e ativos trabalhadores;
  • Formação não financiada;
  • Formação – ação para empresas;
  • Formação à medida;
  • Formação para desempregados;

A ACISAT viu recentemente aprovada uma candidatura à Formação Profissional na Tipologia “Formação Modular para Ativos Empregados e Desempregados” no âmbito do Portugal 2020, que objetiva a realização de 60 UFCDs num total de 3000 horas de formação para empregados e desempregados (NDLD), indo de encontro às necessidades dos setores considerados chave na estratégia territorial do Alto Tâmega, e considerando as necessidades de formação identificadas junto de empresários e desempregados do território.

O Plano Apresentado prevê ações, nas áreas de formação:

Área de Formação
341 – Comércio
342 – Marketing
345 – Gestão e Administração
346 – Secretariado e Trabalho Administrativo
347 – Enquadramento na Organização/Empresa
811 – Hotelaria e Restauração
812 – Turismo e Lazer
862 – Segurança e Higiene no Trabalho

 As Formações Modulares Certificadas constituem uma oferta de Unidades de Formação de Curta Duração (25 ou 50 horas), que poderão ser capitalizáveis para a obtenção de qualificações constantes do Catálogo Nacional de Qualificações, permitindo a aquisição de conhecimentos em determinadas áreas consideradas fundamentais para o desenvolvimento do indivíduo e necessários à integração no mercado de trabalho.

Destinatários:

– Idade igual ou superior a 18 anos

– Detentores de baixas qualificações escolares e ou profissionais ou que possuam qualificações desajustadas às necessidades do mercado de trabalho.

– Interesse no desenvolvimento/aperfeiçoamento de competências em áreas específicas

– No caso de desempregados, em situação de desemprego há menos de 1 ano

Horário:

Pós-Laboral

Local de Realização:

Boticas, Chaves, Montalegre, Ribeira de Pena, Valpaços e Vila Pouca de Aguiar.

Regalias:

Subsídio de alimentação diário e Certificado de Formação Profissional

Objectivos:

Integradas no âmbito da formação contínua de activos, permitem o reforço ou aquisição de competências pessoais e profissionais, com vista a uma (re)inserção ou progressão no mercado de trabalho.

Prioridades de Acesso:

– Associados da ACISAT que reúnam os requisitos exigidos;

– Públicos com mais baixas qualificações escolares.

Investir no desenvolvimento profissional e pessoal é uma base para obter uma vantagem competitiva sustentável e diferenciadora. A formação é um investimento crucial e determinante para que possamos acompanhar as constantes mutações tecnológicas e organizacionais. Neste contexto, é de vital importância mantermo-nos atualizados, reciclar os nossos conhecimentos e competências, apostando na formação ao longo da vida.

Perante a inexistência de Formação Financiada, mas centrada na importância da formação profissional para as empresas, a ACISAT mantém uma oferta formativa às empresas da região, assente:

  • análise do contexto socioeconómico envolvente,
  • análise das solicitações de cursos pelos associados;
  • análise dos Diagnósticos preenchidos pelas empresas Associadas
  • legislação atual necessária ao bom desempenho dos indivíduos;

A ACISAT acumulou ao longo dos últimos 10 anos uma sólida experiência em projetos Formação-Ação, através das intervenções realizadas no âmbito dos programas REDE, RIAT – TeamNet, Consolidar II e mais recentemente nos Projetos DINAMIZAR e Iniciativa Formação para Empresários.

Esta metodologia de formação, tem contribuído para a intervenção aprofundada junto das micro, pequenas e médias empresas da região, ao nível da consultoria e formação, com resultados muito valorizados e reconhecidos por parte destas.

De momento a ACISAT não dispõe de oferta formativa neste âmbito!

As empresas não são todas iguais e as necessidades de formação também são diferentes. O que marca a diferença são sem dúvida os objetivos que as empresas pretendem atingir com a formação: resultados; prolemas a ultrapassar; melhorias a atingir; quem necessita…

Para responder às necessidades mais específicas de cada empresa, a ACISAT, enquanto entidade formadora certificada, disponibiliza às empresas da região, soluções à medida, em que o desenho e conteúdos de cada ação de formação ou plano de formação são concebidos para cada empresa, de acordo com as suas necessidades e objetivos específicos.

economy

A formação será realizada em datas, horários e local de formação definidos por si.

Vantagens

  • Identificação das necessidades formativas específicas da Empresa;
  • Definição de uma estratégia formativa ajustada às necessidades específicas da empresa;
  • Organização e Acompanhamento personalizado de todo o processo formativo;
  • Formação certificada, válida para o cumprimento das obrigações do Código do Trabalho.

Um programa de formação à sua Medida… Fale connosco.

A sociedade está em constante mudança, quer a nível social quer a nível profissional, e essa mudança exige um aumento dos conhecimentos, havendo novas exigências.

A formação tem que acompanhar essas mudanças e dar resposta aos novos desafios. A ACISAT tem contribuído para o desenvolvimento de uma aprendizagem de qualidade ao longo da vida. Respondemos com eficácia aos desafios da sociedade atual. Temos uma oferta formativa e qualificante, abrangente, para que possa fazer uma escolha adequada.

FormacaoDesempregados

A ACISAT tem disponibilizado ao longo dos últimos anos, diferentes soluções/modalidades, nomeadamente: Educação de Adultos | Vida Ativa | Formações Modulares Certificadas, no entanto de momento, não dispomos de oferta formativa nesta área.

Se pretende integrar a bolsa de Formadores da ACISAT, deverá preencher o formulário de candidatura espontânea, anexando o seu curriculum vitae (CV), certificado de habilitações e certificado de habilitações pedagógicas (CAP).

A sua candidatura será integrada numa base de dados, sendo contactado quando existirem oportunidades adequadas ao seu perfil académico e profissional.

A ACISAT garante a confidencialidade dos seus dados, sendo os mesmos utilizados apenas para fins de recrutamento.