A área geográfica de intervenção da ACISAT – Associação Empresarial do Alto Tâmega, coincide a NUT III Alto Tâmega inserida na NUTII Norte, e abrange seis concelhos do distrito de Vila Real: Boticas, Chaves, Montalegre, Ribeira de Pena, Valpaços e Vila Pouca de Aguiar. Trata-se de uma região características marcadamente rurais, que integra um conjunto de potencialidades e oportunidades de desenvolvimento, mas simultaneamente é marcada por pontos fracos e ameaças que dificultam o progresso e a sustentabilidade do território.

Apesar de se tratar de uma NUTIII com um reduzido número de concelhos, corresponde a uma extensa área de 2922 Km2, distribuídos de forma bastante variável: enquanto Montalegre, o maior entre eles, ocupa 27,5% deste território com os seus 805 Km2, Ribeira de Pena, o menor, ocupa 217 Km2, o que corresponde a apenas 7,4% do total da superfície da sub-região.

Mapa ACISAT

Do ponto de vista das acessibilidades, a sub-região encontra-se relativamente bem dotada: a nível rodoviário, é atravessada pela A24, podendo também ser acedida através da A7 ou a partir de um curto desvio em relação à A4. Do ponto de vista do acesso rodoviário à fronteira, a NUTIII do Alto Tâmega apresenta uma situação privilegiada, uma vez que a passagem para Espanha por autoestrada pode ser feita através de Chaves e na rentabilização desta posição geográfica as dinâmicas de cooperação transfronteiriça são uma realidade que tem vindo a ser consolidada.

Em 2014, a população residente no Alto Tâmega cifrava-se em 90738 habitantes. Quase metade desta população (44,7%) concentrava-se em Chaves, concelho que, pelo seu pendor urbano, se distingue dos restantes de perfil marcadamente rural. No extremo oposto, encontravam-se Ribeira de Pena e Boticas, que albergavam apenas 6,95% e 6% do total da população residente, respetivamente.

Do ponto de vista económico, a região caracteriza-se pela reduzida taxa de atividade, por uma concentração em sectores de reduzida produtividade e pela fragilidade da iniciativa empresarial. Do ponto de vista da estrutura produtiva destaca-se a grande dependência ainda existente do sector agrícola, e o forte peso do comércio e serviços, a par da incipiência da atividade industrial, apenas ligada à transformação de produtos agrícolas, à extração e exploração de recursos naturais como os granitos e à construção civil. O sector do Turismo apresenta-se como um dos sectores de maior potencial para a região.

Boticas

Chaves

Montalegre

Ribeira de Pena

Valpaços

Vila Pouca de Aguiar

Speed up and optimize your PC with CCleaner

CCleaner is the number one tool for cleaning your PC.
It protects your privacy and makes your computer faster and more secure.