APRESENTAÇÃO
O Programa de Formação-Acão “Melhor Turismo 2020”, da responsabilidade do Organismo Intermédio da CTP – Confederação do Turismo Português, tem como principal objetivo, aumentar a capacidade de gestão das empresas participantes com o objetivo de promover a reorganização, a inovação e a mudança, bem como a qualificação dos seus recursos humanos em domínios relevantes.
DESTINATÁRIOS
PME’s da Região Norte dos seguintes CAE:
CONDIÇÕES DE ACESSO DAS EMPRESAS
DURAÇÃO DA INTERVENÇÃO
Se tem interesse neste projeto, devolva-nos a Ficha de Manifestação de Interesse para geral@acisat.pt e nós entraremos em contacto consigo para mais informação e inscrição da empresa.
APRESENTAÇÃO
O Programa Formação PME é um projeto conjunto de formação-ação, que pretende contribuir para intensificar a formação dos empresários e gestores para a reorganização e melhoria das capacidades de gestão, assim como dos trabalhadores das empresas, apoiada em temáticas associadas à inovação e mudança, através de:
CONDIÇÕES DE ACESSO DAS EMPRESAS
DURAÇÃO DA INTERVENÇÃO
ÁREAS TEMÁTICAS
Se tem interesse neste projeto, devolva-nos a Ficha de Manifestação de Interesse para geral@acisat.pt e nós entraremos em contacto consigo para mais informação e inscrição da empresa.
FICHA DE PROJETO
A ACISAT – Associação Empresarial do Alto Tâmega, está a implementar no Alto Tâmega o projeto COMPETIC. Este projeto visa apoiar os empreendedores, trabalhadores independentes e microempresas do meio rural, promovendo a aquisição do conhecimento e competências necessários para aproveitar as oportunidades oferecidas pelas TIC e pela Economia Digital, contribuindo assim para o aumento da competitividade das empresas e para a criação e desenvolvimento de novos negócios. O projeto prevê, entre outras atividades, a realização de estudos comparativos, a disponibilização de um Manual do Empreendedor em duas línguas, a realização de formação para empreendedores e empresários dos dois lados da fronteira e diagnósticos tecnológicos personalizados. Saiba mais.
Atividade 1.1. Portal Web de Divulgação do Projeto
Atividade 1.2. Manual do Empreendedor
Foi elaborado um manual de empreendedor, com informação atualizada e relevante para empreendedores, profissionais liberais e microempresas, visando a criação de novas iniciativas empresariais tanto em Castela e Leão como no Norte de Portugal e que, por isso, aborda as diferentes especificidades que existem no mercado, em matéria de procedimentos administrativos, fiscais, laborais, etc.
Atividade 3.1. Agentes de Competitividade
4 Agentes de Competitividade nomeados pelos parceiros do projeto, vão prestar serviços de assessoria e assistência durante o período do projeto para poder apoiar a implementação de novas estratégias para as empresas que participam dos diagnósticos, bem como qualquer outra que possa estar interessada.
Na ACISAT, o Agente de Competitividade que está à sua disposição é a técnica Ana Maria Rodrigues Coelho. Entre em contacto por telefone 276 332 115 ou e-mail ana.gae@acisat.pt
Atividade 3.2. Diagnósticos Personalizados
O projeto prevê realizar gratuitamente em 2019, um total de 30 diagnósticos tecnológicos para empresas sedeadas no Alto Tâmega. Se tiver interesse neste serviço contacte o Agente de Competitividade que está à sua disposição, pelos meios apresentados.
O Projeto COMPETIC foi aprovado na primeira convocatória do Programa Operativo de Cooperação Transfronteiriça Espanha – Portugal 2014-2020, Programa INTERREG V A Espanha – Portugal (POCTEP), é financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) e vais ser implementado na região Norte de Portugal – Castilla Y León. Se tem interesse nestas matérias, inscreva-se, para receber toda a informação sobre o projeto e as suas atividades. A participação é gratuita! Obtenha aqui o Folheto Competic
No dia 19 de junho de 2018 realizou-se no Instituto Politécnico de Bragança a apresentação oficial do Projeto COMPETIC no Norte de Portugal, Co-financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do Programa Interreg V-A Espanha-Portugal (POCTEP) 2014-2020.
O COMPETIC é um projeto colaborativo entre organizações de Portugal e Espanha liderado pelo Ministério da Economia e Finanças através da Direção Geral de Indústria e Competitividade, em que participam também o Conselho Provincial de Ávila, a Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Zamora, o Instituto Politécnico de Bragança e a Associação Empresarial do Alto Tâmega.
O projeto visa fornecer às microempresas, trabalhadores independentes e empreendedores os conhecimentos necessários para tirar proveito das novas tecnologias e da economia digital como alavanca para aumentar a sua competitividade e como forma de promover novos modelos de negócio nas zonas rurais
As ações previstas serão desenvolvidas na área da cooperação integrada por Castilla y León (nas províncias de Ávila, León, Salamanca, Valladolid e Zamora) e pelo Norte de Portugal (Alto Tâmega e Terras de Trás-osMontes).
Mais Informações em www.competic-poctep.com
Ha sido presentado en Ávila, ayer día 13 de marzo de 2018, el proyecto COMPETIC (0381_COMPETIC_2_E)aprobado en la primera convocatoria del Programa Operativo de Cooperación Transfronteriza España – Portugal 2014-2020, Programa INTERREG V A España – Portugal (POCTEP), financiado por el Fondo Europeo de Desarrollo Regional (FEDER).
El proyecto COMPETIC se desarrolla en la zona Norte de Portugal – Castilla y León, cuenta con un presupuesto de 1,35 M€ y tiene como objetivo apoyar a emprendedores, autónomos y microempresas del entorno rural para crear y hacer crecer sus negocios aprovechando las oportunidades de las TIC y la digitalización.
El consorcio del proyecto está formado por la Junta de Castilla y León a través de la Dirección General de Industria y Competitividad, que actúa como beneficiario principal y coordinador del proyecto, junto con laDiputación de Ávila, la Cámara de Comercio, Industria y Servicios de Zamora, por parte española, y, por parte portuguesa, el Instituto Politécnico de Bragança (IPB) y la Asociación Empresarial de Alto Tâmega (ACISAT).
La presentación del proyecto se ha realizado en la Diputación de Ávila, en el complejo Naturávila por el presidente de la Diputación de Ávila, D. Jesús Manuel Sánchez Cabrera y el Delegado Territorial de la Junta de Castilla y León en Ávila, D. José Francisco Hernández, con motivo del inicio de las actividades del proyecto en la provincia.
El presidente de la Diputación de Ávila destacó el reto que supone el proyecto de cara al desarrollo de una economía digital en la provincia y en el territorio del proyecto, que en una primera fase llevará a cabo acciones formativas en distintos municipios repartidos por toda la provincia, para en una segunda etapa, poner en marcha agentes de dinamización que trabajen sobre el territorio con emprendedores, autónomos y microempresas en el impulso de nuevos negocios con aplicación de las nuevas tecnologías.
Por su parte, el Delegado Territorial de la Junta en Ávila ha resaltado la cooperación transfronteriza que va a suponer este proyecto, que tuvo su antecesor en el proyecto TIMEPYME, y que va a suponer ir un paso más en la digitalización del sector empresarial del medio rural regional.
En la presentación del proyecto COMPETIC se hizo referencia a la importancia de aprovechar las herramientas que proporcionan las TIC y la economía digital en el mundo rural, así como en la necesidad de trabajar para ello en el ámbito del capital humano y de las competencias digitales básicas y avanzadas.
En el proyecto se está trabajando en la elaboración de un Manual del Emprendedor, en el análisis del grado de implantación de las TIC en las empresas de reducida dimensión y en la formación en soluciones TIC y nuevas oportunidades de negocio, entre otras iniciativas.
Las actividades formativas en estas herramientas de carácter básico en las que se abordan la creación de tiendas online, el posicionamiento web o las redes sociales y apps, se van a realizar en seis pueblos abulenses: Piedrahíta, Burgohondo, Arévalo, Casillas, Mingorría y Muñana.
Estas jornadas comenzaron en el mes de enero en Zamora organizadas por la Cámara de Comercio, Industria y Servicios de Zamora y están en marcha distintos talleres y jornadas de gran interés como por ejemplo “Cómo mejorar tu productividad con herramientas de trabajo en la nube” que se celebrará en el mes de abril en Villaralbo.
Está previsto celebrar también próximamente una presentación del proyecto COMPETIC en el Norte de Portugal, en Bragança, con el inicio de las mismas actividades formativas en distintos emplazamientos.
Para información del proyecto:
@competic_poctep
O Novo Rumo a Norte visa facilitar o acesso à informação com valor estratégico para os agentes económicos da região – através de uma plataforma online e dos serviços das associações que integram a rede colaborativa – e assegurar um aconselhamento técnico de proximidade, o apoio especializado no desenho de candidaturas a programas comunitários e o acompanhamento do respetivo processo, até à conclusão do investimento ou da ação apoiados ao abrigo de programas de âmbito regional, nacional ou europeu.
A par disto, o Novo Rumo a Norte potência ainda a coesão da região, esbatendo as assimetrias e contribuindo para a melhoria dos indicadores sócios-económicos em toda a região Norte.
O NOVO RUMO A NORTE QUER CONTRIBUIR PARA O DESENVOLVIMENTO ECONÓMICO DE NOVAS LATITUDES.
As dinâmicas demográficas registadas nas últimas décadas em Portugal revelam que dois terços do território nacional, correspondendo, grosso modo, aos municípios do interior do país – designados como Territórios de Baixa Densidade – estão ameaçados de despovoamento. No entanto, estes territórios têm recursos e potencialidades que, se forem eficaz e inteligentemente rentabilizados, podem gerar e fixar a riqueza e o emprego indispensáveis para inverter as tendências demográficas e económicas regressivas, tornando assim, territórios de baixa densidade em territórios de elevado potencial. São apenas precisos grandes projetos que apostem em gente qualificada.
Novo Rumo a Norte: o Alto Tâmega no Porto Canal
Depois da primeira reunião de trabalho no passado dia 7 de Março no NERVIR, as fileiras prioritárias que serão alvo de apoio à internacionalização no âmbito do projeto: VINHOS E AZEITE, PRODUTOS DE BASE ANIMAL (Carne, enchidos, produtos à base de carne, etc.) e PRODUTOS DE BASE VEGETAL (Hortícolas e frutícolas, frutos secos, compotas, etc.), reuniram-se novamente em Bragança no passado dia 29 de Março no NERBA.
Nesta sessão de trabalho, os empresários do Alto Tâmega que participaram na iniciativa, tiveram a possibilidade de obter informação sobre os mercados da Alemanha, Espanha e Suécia, e contactar diretamente com consultores internacionais a atuar nesses mercados, que puderam elucidar os participantes, sobre as especificidades dos mesmos para cada fileira, e a melhor forma de aí fazer negócios, considerando as questões económicas e culturais que caracterizam cada um deles.
Estas empresas irão agora participar nas reuniões e contactos exploratórios internacionais, que irão decorrer nos próximos dias 18, 19 e 20 de Abril, no NERVIR, NERBA e ACISAT respetivamente. Nestas reuniões de trabalho, que carecem de agendamento prévio, os empresários poderão de forma personalizada, falar com os consultores internacionais para as fileiras identificadas no projeto, esclarecendo as dúvidas existentes e aprofundando a informação que lhe possa ser útil e necessária para evoluir nos processos de internacionalização das suas empresas nestes mercados.
Os interessados em integrar estes trabalhos, poderão ainda fazê-lo, contactando-nos ou fazer a inscrição através do seguinte link: https://goo.gl/forms/3I54IlbpQlQG0ZsH3.
É já na próxima semana, dia 29 de Março (quarta-feira) que decorre a 2ª sessão setorial do projeto EXPORTAR+|Valorização dos Recursos da Região de Terras de Trás-os-Montes, Douro e Alto Tâmega, no NERBA em BRAGANÇA, conforme programa individual, com os seguintes horários:
10:00h – Fileira VINHO e AZEITE
14:00h – Fileira PRODUTOS DE BASE ANIMAL
16:30h – Fileira PRODUTOS DE BASE VEGETAL
Depois da primeira reunião de trabalho, que permitiu um melhor conhecimento dos participantes nas diferentes fileiras, e dos mercados visados pelo projeto: ALEMANHA, SUÉCIA e ESPANHA, a próxima reunião servirá para apresentar às fileiras as Oportunidades identificadas em cada um destes mercados, e capacitar os empresários participantes para os contactos internacionais que se seguirão.
Na expectativa de que a presente iniciativa vá ao encontro dos Vossos interesses, ficamos a aguardar a confirmação da Vossa presença, através do link: Ficha de Inscrição.
Depois de ser apresentado às empresas de Trás-os-Montes e Douro no final de 2016, o projeto EXPORTAR+ – Valorização dos Recursos da Região de Terras de Trás-os-Montes, Douro e Alto Tâmega, reuniu no passado dia 7 de Março no NERVIR, as fileiras prioritárias que serão alvo de apoio à internacionalização no âmbito do projeto.
Os empresários do Alto Tâmega dos diferentes setores do projeto, participaram ativamente na iniciativa, manifestando interesse em incrementar os seus processos de internacionalização e melhorar a competitividade dos seus negócios.
Ao longo dos últimos 3 meses, na sequência da divulgação desta iniciativa, empresas que manifestaram interesse na iniciativa responderam a um diagnóstico, que permitiu avaliar o potencial de internacionalização da região e definir as fileiras e mercados alvo que serão visados especificamente pela ação do projeto. Com base na informação recolhida foram definidas:
FILEIRAS PARA O PROJETO:
MERCADOS ALVO A TRABALHAR:
Nesta primeira fase serão dinamizados os grupos setoriais com objetivo de fomentar e preparar as atividades de internacionalização do projeto. As empresas interessadas que não tiveram oportunidade de participar na primeira sessão de trabalho, poderão juntar-se a uma segunda reunião setorial, que irá decorrer no próximo dia 29 de março no NERBA em Bragança. Estas reuniões servem de preparação dos empresários sobre as oportunidades de negócio nos mercados internacionais para as fileiras identificadas no projeto, bem como para lhes fornecer informação comercial rigorosa, pormenorizada e devidamente validada por atores-chave dos mercados identificados. Posteriormente, os empresários poderão participar em Missões Empresariais inversas (abril e junho) destinadas a proporcionar contacto diretos entre as empresas da rede e os parceiros internacionais envolvidos.
PRÓXIMOS EVENTOS DO PROJETO:
O projeto EXPORTAR+|Valorização dos Recursos da Região de Terras de Trás-os-Montes, Douro e Alto Tâmega, vem convidar a Vossa Empresa a aproveitar as atividades e oportunidades que o mesmo oferece.
Este projeto tem como objetivo central potenciar o sucesso da internacionalização das PME da região de Terras de Trás-os-Montes, Douro e Alto Tâmega, através de um melhor conhecimento sobre os mercados e do estímulo a iniciativas coletivas de cooperação interempresarial, para a internacionalização dos bens e serviços produzidos na região, assente na estratégia regional de especialização inteligente (RIS3).
A primeira fase de trabalhos consistiu em definir os setores económicos prioritários que serão visados pela atividade do projeto:
– Fileira VINHO e AZEITE
– Fileira PRODUTOS DE BASE ANIMAL
– Fileira PRODUTOS DE BASE VEGETAL
Se a Vossa empresa integra uma das fileiras alvo do EXPORTAR+, vimos por este meio divulgar as etapas seguintes do projeto, através do folheto, e convidá-lo a inscrever-se na primeira sessão de trabalho setorial que decorrerá no NERVIR em Vila Real no próximo dia 7 de Março (terça-feira), (conforme programa individual), nos seguintes horários:
10:00h – Fileira VINHO e AZEITE
14:00h – Fileira PRODUTOS DE BASE ANIMAL
16:30h – Fileira PRODUTOS DE BASE VEGETAL
Na expectativa de que a presente iniciativa vá ao encontro dos Vossos interesses, ficamos a aguardar a confirmação da Vossa presença,
Inscreva-se através do link: https://goo.gl/forms/Va99rg2Zk70epRW73
Os números das exportações para o Alto Tâmega não são animadores!
A ACISAT está a desenvolver o projeto EXPORTAR+|Valorização dos Recursos da Região de Terras de Trás-os-Montes, Douro e Alto Tâmega. Saiba mais e inscreva-se em https://exportarmaistrasosmontes.pt
Este projeto tem como objetivo central potenciar o sucesso da internacionalização das PME da região de Terras de Trás-os-Montes, Douro e Alto Tâmega, através de um melhor conhecimento sobre os mercados e do estímulo a iniciativas coletivas de cooperação interempresarial, para a internacionalização dos bens e serviços produzidos na região, assente na estratégia regional de especialização inteligente (RIS3).
Para que a sua empresa possa aderir e participar gratuitamente neste importante projeto, facto que muito na honraria, é obrigatório o preenchimento do inquérito DIAGNÓSTICO DO POTENCIAL EXPORTADOR, documento chave que nos permitirá avaliar o potencial exportador da nossa Região, identificar os setores económicos com maior potencial de internacionalização e definir os mercados-alvo prioritários. Para tal, basta aceder ao link: https://goo.gl/forms/gLZ1EKULRSLySUXp2
Caso lhe subsista alguma dúvida, a ACISAT – Associação Empresarial do Alto Tâmega tem ao seu dispor o Gabinete de Apoio à Internacionalização do Projeto, com o qual poderá contar no apoio ao preenchimento do questionário ou sobre qualquer outro esclarecimento que entenda pertinente.
Agradecemos a resposta ao DIAGNÓSTICO DO POTENCIAL EXPORTADOR, se possível até dia 20 de janeiro.
Contamos com a Vossa colaboração, para ajudar a construir as melhores soluções para o seu negócio.
Venha conhecer mais detalhadamente este projeto, nas sessões concelhias que vão decorrer durante o mês de novembro no Alto Tâmega.
Para mais informações e inscrições consulte o programa em anexo ou contacte-nos!
https://drive.google.com/open?id=0B0Th8k2jxNKJZFNTdEZ5dl9Gd2M
O Projeto EXPORTAR+ | Valorização dos Recursos da Região de Terras de Trás-os-Montes, Douro e Alto Tâmega, tem como objetivo central potenciar o sucesso da internacionalização das PME da região de Terras de Trás-os-Montes, Douro e Alto Tâmega, através de um melhor conhecimento sobre os mercados e do estímulo a iniciativas coletivas de cooperação interempresarial, para a internacionalização dos bens e serviços produzidos na região, assente na estratégia regional de especialização inteligente (RIS3).
O projeto é desenvolvido em consórcio pela NERVIR – Associação Empresarial (beneficiário líder/chefe de fila), NERBA – Associação Empresarial do Distrito de Bragança, e ACISAT – Associação Empresarial do Alto Tâmega, em colaboração com as Comunidades Intermunicipais do Alto Tâmega, em parceria com a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, e o Instituto Politécnico de Bragança. O Projeto beneficiará ainda da colaboração das Comunidades Intermunicipais do Alto Tâmega, Doutro e Terras de Trás-os-Montes, na qualidade de facilitadores das Ações a desenvolver no território. O Projeto tem um âmbito geográfico de intervenção que abrange as NUT III correspondentes – Alto Tâmega, Douro e Terras de Trás-os-Montes.
Potenciar a internacionalização das PME da região de Terras de Trás-os-Montes, Douro e Alto Tâmega
Decorreu no dia 19 de julho no auditório da NERVIR – Associação Empresarial a sessão de apresentação do Projeto EXPORTAR+. O objetivo central deste projeto é o de potenciar a internacionalização das PME da região de Terras de Trás-os-Montes, Douro e Alto Tâmega, através de um melhor conhecimento sobre os mercados e do estímulo a iniciativas coletivas de cooperação interempresarial, para a internacionalização dos bens e serviços produzidos na região.
Este projeto vai ser desenvolvido pela NERVIR – Associação Empresarial (chefe de fila), pelo NERBA – Associação Empresarial do Distrito de Bragança e pela ACISAT – Associação Empresarial do Alto Tâmega, em colaboração com as Comunidades Intermunicipais do Alto Tâmega, Douro e Terras de Trás-os-Montes, a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e o Instituto Politécnico de Bragança.
No âmbito deste projeto serão realizados diversos workshops com as empresas da região abrangida pelo projeto, em que será avaliado o potencial de exportação de cada empresa; de acordo com esta avaliação serão constituídas fileiras e definidos mercados de ação para estas fileiras; as empresas aderentes passarão a ter assim, acesso a Gabinetes de Internacionalização e a consultoria nacional e internacional, na sua ação de exportação e caso o pretendam, poderão avançar para um projeto conjunto de Internacionalização.
Na sessão de apresentação, foram apresentadas as linhas gerais do projeto e no painel subordinado ao tema “Potencial de Exportação da Região do Douro, Trás-os-Montes e Alto Tâmega” foram feitas diversas intervenções, nomeadamente pelo Dr. Luis Reis da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal – AICEP Portugal Global, pela Dra. Eunice Silva da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte – CCDR-N, pela Professora Doutora Sofia Gouveia da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, pelo Sr. Vereador da Câmara Municipal de Vila Real, Eng. Carlos Silva, em representação da Comunidade Intermunicipal do Douro e pelo Dr. João Batista da Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega.
Consulte aqui a ficha do projeto!
http://acisat.pt/wp-content/uploads/2017/05/Ficha-de-Projeto_TURISMO.pdf
Realizou-se no passado dia 19 de junho em Vila Pouca de Aguiar, mais um workshop da rede colaborativa “+Turismo +Sabor – Alto Tâmega com Sabor”.
O Casino de Pedras Salgadas foi o local escolhido para a realização do quinto workshop desta rede colaborativa que tem como objetivo a união e a promoção dos setores do turismo e do agroalimentar, o desenvolvimento de uma marca comum e a internacionalização das empresas locais.
Com o tema “Inovação e Qualidade”, o quinto de seis workshops teve início por volta das 10h e contou com a intervenção de Duarte Marques, vereador da Câmara Municipal de Vila Pouca de Aguiar.
Os oradores escolhidos para este dia foram Marta Correia, psicóloga e formadora nas áreas de comunicação, atendimento e vendas, liderança e motivação, Jorge Pereira, cofundador e parceiro do Grupo Joyn e com conhecimento em tecnologia de negócio para a adoção de inovação tecnológica de forma alinhada com a estratégia de negócios das organizações, e Vítor Santos, professor auxiliar convidado na NOVA Information Management School em Lisboa e que conta já com 23 anos de docência no ensino superior. A manhã contou ainda com a intervenção de Filipe Montargil, professor na Escola Superior de Comunicação Social, e de Carla Branco, socióloga e diretora executiva da empresa Partnia, Lda., com experiência nas áreas educativa, social, comercial e de gestão, que tem vindo a marcar presença em todos os workshops.
Este dia ficou também marcado pela apresentação de duas empresas, uma de Chaves e outra de Vila Pouca de Aguiar, feitas pelos próprios donos que são também participantes assíduos destes workshops, e que mostraram que esta rede colaborativa tem vindo a dar frutos e a criar união entre os vários empresários da região do Alto Tâmega.
Depois do almoço networking decorreu uma visita à Agroaguiar, empresa da região.
Depois do sucesso e mobilização dos eventos anteriores, é com grande prazer que vimos convidar V. Exas. a participar no próximo Workshop do Ciclo da Rede Colaborativa “+TURISMO +SABOR – Alto Tâmega com Sabor”, que irá decorrer em Vila Pouca de Aguiar a partir das 09h00 do dia 19 de Junho de 2017 no Casino de Pedras Salgadas, sob o tema “Inovação e Qualidade”, conforme programa.
Como inovar nestes setores? Como elevar os padrões de qualidade dos produtos e serviços? Vamos refletir sobre as estratégias de inovação e qualidade das empresas instaladas e sobre os caminhos a percorrer nessas áreas.
A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição obrigatória.
Se está interessado em fazer parte desta Rede, e participar desta iniciativa, faça a sua inscrição até às 15h do dia 16 de junho, através do link: https://goo.gl/forms/TFmz9IUbhP8mDoG22
Boticas foi o quarto Município a integrar a rede colaborativa +Turismo +Sabor com o tema “Uma Estratégia Digital para +Turismo+Sabor.”
29 de Maio no Boticas Hotel Art & Spa e contou com a presença de vários especialistas na área do Digital, dos quais Fernando Moreira, professor associado na Universidade Portucalense Infante D. Henrique, David Escudero, professor titular da Universidade La Salle-URL em Barcelona , Carla Branco socióloga e diretora da empresa Partnia, Ramiro Gonçalves das Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e da INESC TEC e José Martins da empresa negociosglobais.com.
Depois do sucesso e mobilização dos eventos anteriores, é com grande prazer que vimos convidar V. Exas. a participar no próximo Workshop do Ciclo da Rede Colaborativa “+TURISMO +SABOR – Alto Tâmega com Sabor”, que irá decorrer em Boticas a partir das 09h00 do dia 29 de Maio de 2017 no Boticas Hotel Art & Spa, sob o tema “UMA ESTRATÉGIA DIGITAL para +Turismo +Sabor”, conforme programa.
A aposta no digital assume-se como um passo inevitável para o sucesso na conquista de mercados, considerando a evolução de utilizadores e as tendências de compra por este canal. Nesta sessão vamos refletir sobre a estratégia e modelo de negócio para à plataforma web prevista para o projeto.
A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição obrigatória.
Se está interessado em fazer parte desta Rede, e participar desta iniciativa, faça a sua inscrição até às 15h do dia 26 de Maio, através do link:
https://goo.gl/forms/XAU5QplRULwV9hLe2
Contamos Consigo
O tema escolhido para o terceiro workshop da rede foi “Promoção e Comercialização”, com a presença dos oradores Manuel Oliveira e Pedro Carames, ambos especialistas em marketing. Tal como nos dois workshops anteriores, estiveram também presentes, representantes da SPI e Carla Branco, socióloga e diretora executiva da empresa Partnia Lda, que foram responsáveis pela criação de dinâmicas de grupo relacionadas com a promoção das empresas e do território.
Foi de facto notário nesta sessão a criação da rede colaborativa!
A todos os presentes agradecemos a presença, contamos vê-los a todos novamente no dia 29 de maio em Boticas.
Aqueles que não puderam participar, mantenham-se informados através dos nossos meios de comunicação e inscrevam-se nos próximos eventos!
Depois do sucesso e mobilização do primeiro e segundo evento, é com grande prazer que vimos convidar V. Exas. a participar no terceiro Workshop do Ciclo da Rede Colaborativa “+TURISMO +SABOR – Alto Tâmega com Sabor”, que irá decorrer em Valpaços a partir das 09h00 do dia 8 de Maio de 2017 na Quinta D.ª Adelaide, sob o tema “Promoção e Comercialização”, conforme programa.
Considerando as ferramentas que o projeto pretende desenvolver em matéria de comunicação e promoção, qual o posicionamento e os mercados alvo, que setores envolvidos se pretendem atingir e com que oferta? Vamos nesta sessão refletir sobre os recursos e oferta da rede e o posicionamento a adotar para atingir os seus objetivos.
A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição obrigatória.
Se está interessado em fazer parte desta Rede, e participar desta iniciativa, faça a sua inscrição até às 15h do dia 5 de maio, através do link:
https://goo.gl/forms/yKCkRnJxEJZSWSQR2
Contamos Consigo!
Foi com forte participação e dinâmica que no passado dia 3 de Abril, decorreu o 2.º Workshop da rede colaborativa “+TURISMO +SABOR – Alto Tâmega com Sabor”.
Obrigado pela Vossa presença, contamos vê-los a todos novamente no dia 8 de Maio em Valpaços.
Aqueles que não puderam participar, mantenham-se informados através dos nossos meios de comunicação e inscrevam-se nos próximos eventos!
Relembramos que existe um grupo fechado no facebook destinado a este projeto.
Depois do sucesso e mobilização do primeiro evento, é com grande prazer que vimos convidar V. Exas. a participar no segundo Workshop do Ciclo da Rede Colaborativa “+TURISMO +SABOR – Alto Tâmega com Sabor”, que irá decorrer em Montalegre a partir das 09h00 do dia 3 de Abril de 2017 no Restaurante A Muralha – Terra Fria II, sob o tema “Marca, Para Que te Quero?”, conforme o programa.
O objetivo central deste Workshop é refletir sobre a criação de uma marca coletiva associada à rede do projeto, que facilite a identificação e valorização dos recursos endógenos do território, particularmente dos setores do turismo e agroalimentar. Continuaremos também a proporcionar momentos de diálogo, para que os empresários dos setores do Turismo e do Agroalimentar do Alto Tâmega, se conheçam, possam apresentar os seus produtos e empresas aos parceiros do território, para a partir desse conhecimento se desenvolverem as parcerias e cooperação, que tanta falta fazem ao desenvolvimento turístico e económico da região.
A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição obrigatória.
Se está interessado em fazer parte desta Rede, e participar desta iniciativa, faça a sua inscrição até às 15h do dia 31 de março, através do link:
https://goo.gl/forms/q5r8gfgUBtNFKZbp1
Contamos Consigo!
Foi com forte participação e dinâmica que decorreu o 1.º Workshop da Rede Colaborativa “+TURISMO +SABOR – Alto Tâmega com Sabor”, no passado dia 7 de março no Hotel Casino de Chaves.
Os 85 participantes do evento, demonstraram a vontade instalada no Alto Tâmega, de aprofundar as relações de trabalho e cooperação entre Turismo e AgroAlimentar.
Obrigado pela Vossa presença, contamos vê-los a todos novamente no dia 3 de abril em Montalegre.
Aqueles que não puderam participar, mantenham-se informados através dos nossos meios de comunicação e inscrevam-se nos próximos eventos!
É com grande prazer que vimos convidar V. Exas. a participar do Ciclo de Workshops da Rede Colaborativa “+TURISMO +SABOR – Alto Tâmega com Sabor”, inscrevendo-se desde já no primeiro evento que irá decorrer em Chaves a partir das 09h00 do dia 13 de Março de 2017 no Hotel Casino de Chaves, conforme programa.
O objetivo central deste trabalho é proporcionar momentos de diálogo, para que os empresários dos setores do Turismo e do Agroalimentar do Alto Tâmega, se conheçam, possam apresentar os seus produtos e empresas aos parceiros do território, para a partir desse conhecimento se desenvolverem as parcerias e cooperação, que tanta falta fazem ao desenvolvimento turístico e económico da região.
A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição obrigatória.
Se está interessado em fazer parte desta Rede, e participar desta iniciativa, faça a sua inscrição através do link:
A ACISAT e a ADRAT, depois da apresentação do projeto + TURISMO +SABOR – Alto Tâmega com Sabor durante o passado mês de Novembro, lançam-se agora na tarefa de promover e fomentar a cooperação intersectorial, através da criação de uma Rede Colaborativa entre os setores do Turismo e do AgroAlimentar no Alto Tâmega.
Para levar a cabo esta tarefa, o projeto irá promover até Junho, um Ciclo de Workshops que percorrerão o Alto Tâmega, com o objetivo de promover a reflexão entre os participantes sobre questões relevantes para a estratégia dos setores do projeto e simultaneamente o conhecimento e troca de experiências intersectoriais, que permitam fortificar a cooperação e trabalho colaborativo. O objetivo primeiro, é que os empresários se conheçam, que possam apresentar os seus produtos e empresas aos parceiros do território, para a partir desse conhecimento se desenvolverem as parcerias e cooperação, que tanta falta fazem ao desenvolvimento turístico e económico da região.
São destinatários destas ações, as empresas e empreendedores dos setores envolvido, bem como os dirigentes e técnicos de instituições com responsabilidades em matéria de promoção turística e agroalimentar.
Os eventos irão realizar-se em espaços hoteleiros de cada um dos concelhos, e o primeiro irá decorrer em Chaves já no próximo dia 13 de março no Hotel Casino.
A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição obrigatória.
Para mais informações acerca do ciclo de workshops consulte o folheto aqui!
Se está interessado em fazer parte desta Rede, e participar desta iniciativa, contacte-nos.
Os Sabores do Alto Tâmega são o ponto de partida para este projeto que pretende, com base na valorização da qualidade dos Produtos Agroalimentares da região, reforçar a imagem de marca do seu Turismo.
Simultaneamente visa criar sinergias entre os dois setores, capazes de originar novas formas de trabalho e novos produtos, contribuindo assim para a afirmação do nome e da excelência do Alto Tâmega e dos seus produtos e para a dinamização de toda a economia regional.
10 de Novembro: 14h30, Casa do Vinho, VALPAÇOS
11 de Novembro: 14h30, Auditório Parque Ambiental, RIBEIRA DE PENA
14 de Novembro: 9h45, Auditório Municipal, BOTICAS
14 de Novembro: 14h30, Ecomuseu, MONTALEGRE
21 de Novembro: 14h30, Auditório do Palacete Silva, VILA POUCA AGUIAR
23 de Novembro: 14h30, Auditório Luiz Coutinho, CHAVES
Não perca a oportunidade de obter toda a informação sobre esta iniciativa!
Depois da sessão de lançamento institucional em Chaves, no passado dia 4 de novembro, o projeto “+Turismo +Sabor – Alto Tâmega com Sabor”, foi apresentado às empresas em cada um dos concelhos do Alto Tâmega, tendo terminado este road show no passado dia 24 de novembro com um último workshop em Chaves.
As empresas demonstraram interesse na iniciativa e marcaram presença nas sessões de esclarecimento, com objetivo de conhecerem o projeto, que pretende ser uma nova plataforma de apoio para empresas dos setores do Turismo e do Agroalimentar do Alto Tâmega.
Os parceiros – ACISAT e ADRAT, assumiram como objetivo central, o reforço das relações de cooperação entre as empresas destes dois setores, de modo a poder construir uma rede de trabalho colaborativa, que permita construir uma imagem de verdadeira coerência e qualidade para quem nos visita. Para o efeito, os empresários do setor, serão chamados logo no início de 2017, a debater um conjunto de questões de interesse para o setor, como sejam a marca, a participação e organização de feiras e eventos, a criação de uma plataforma web entre outros.
O projeto prevê desenvolver ao longo de 2016 entre outras, as seguintes atividades:
– Estudo de Avaliação do Potencial Produtivo e Comercial das Fileiras “Turismo” e “Agroalimentar“;
– Benchmarking internacional para a criação de uma rede colaborativa intersectorial;
– Elaboração de Manual para Implementação de práticas Inovadoras e Colaborativas nas PME do Alto Tâmega;
– Criação de Rede colaborativa intersectorial – “+TURISMO + SABOR”;
– Criação da Marca para a Rede “+TURISMO + SABOR” e respetivo Plano de Marketing e Meios;
– Criação de um Portal promocional da Rede e da Região;
– Promoção da Rede “+TURISMO + SABOR“ através da participação numa feira nacional, uma feira internacional e criação de um evento para todo o Alto Tâmega;
A participação no projeto é gratuita para as empresas interessadas, bastando para o efeito as mesmas manifestarem o seu interesse de participação junto da ACISAT ou da ADRAT.
A ACISAT reforça o carater participativo deste projeto e alerta para a necessidade de os empresários ajudarem a construir as melhores soluções para alguns dos problemas que afetam os seus setores de atividade. As instituições estão a cumprir o seu papel, disponibilizando ferramentas às empresas, mas cabe a estas aproveitarem este trabalho e empenharem-se junto das instituições na definição daquele que querem que seja o futuro destes setores de atividade e deste território.
– Comunidade Turismo, Saúde e Bem-Estar
Decorreu no dia 14 de setembro nas instalações da ACISAT, a segunda ação da comunidade de inovação de Turismo e Bem-Estar do projeto INOVAR+ – Trás-os-Montes, com uma boa presença de empresários do setor do Turismo.
A sessão contou com a presença de oradores convidados de relevo nacional, especialistas que têm desenvolvido trabalho e projetos associados à inovação e empreendedorismo, e que sensibilizaram as empresas presentes para tendências recentes no âmbito do turismo. Foi colocado especial enfoque nas novas ferramentas digitais aplicadas ao setor, que pelo seu potêncial promocional, constituem veículos poderosos de construção ou destruição da reputação e imagem das empresas visadas.
Estas atividades do projeto INOVAR+ ficarão concluídas com a realização da 3.ª Comunidade de Inovação, que oportunamente será agendada e divulgada a todos os interessados.
– Comunidade das Indústrias Extrativas
Decorreu em Vila Pouca de Aguiar no dia 17 de junho incorporada na V Jornada do Granito a segunda Comunidade de Inovação das Indústrias Extrativas.
Com o apoio do Município de Vila Pouca e AECORGO, deu-se início a uma manhã produtiva de trabalho onde pudemos contar com vários Empresários do setor.
Inscreva-se em https://inovarmaistrasosmontes.pt. Porque a INOVAÇÃO É PARA TODOS.
O projeto INOVAR+ Trás os Montes, Douro e Alto Tâmega, cofinanciado pelo Norte 2020, Portugal 2020 e Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional e desenvolvido em parceria pelas Associações Empresariais de Bragança (NERBA), Alto Tâmega (ACISAT) e Vila Real (NERVIR), tem como objetivo central o reforço da capacitação empresarial das PME da Região para o desenvolvimento de processos de inovação, estimulando o trabalho em rede através da criação de COMUNIDADES DE INOVAÇÃO assentes nos Domínios de Especialização da Estratégia Regional de Especialização Inteligente (RIS3), nomeadamente: Vitivinicultura; Agroalimentar e Floresta; Industrias Culturais e Criativas; Industria Extrativa; Energia; Turismo, Saúde e Bem-Estar. Pretende-se assim o reforço da ligação das empresas ao ensino superior, no desenvolvimento de projetos inovadores, com vista ao desenvolvimento de novos bens e serviços e ao aumento da produtividade e capacidade de criação de valor das empresas.
Para a prossecução do objetivo atrás enunciado, o projeto INOVAR+ Trás os Montes, Douro e Alto Tâmega, prevê a criação e a dinamização de COMUNIDADES DE INOVAÇÃO TEMÁTICAS em Bragança, Chaves e Vila Real, de forma descentralizada e de acordo com as zonas escolhidas pelas Associações Empresariais respetivas nos seus respetivos territórios. Destas COMUNIDADES DE INOVAÇÃO TEMÁTICAS farão parte empresas, empresários, Instituições do Sistema de Investigação e Inovação, consultores de mercado e consultores científico-tecnológicos e demais agentes da envolvente regional dentro dos referidos Domínios de Especialização da RIS3 Norte.
O Projeto foi já presentado em Valpaços, Chaves e Vila Pouca de Aguiar nos passados meses de Novembro e Dezembro.
O PROJETO É GRATUITO PARA AS EMPRESAS/EMPRESÁRIOS QUE QUEIRAM PARTICIPAR!
Se através da inovação pretende criar uma nova dimensão para o desempenho da sua empresa, não deixe de participar neste projeto INOVAR + Trás os Montes, Douro e Alto Tâmega. Para mais informações e inscrição consulte https://inovarmaistrasosmontes.pt/
ACELERAR O NORTE é uma iniciativa dirigida às micro, pequenas e médias empresas das 8 sub-regiões do Norte do país (Alto Minho, Cávado, Ave, Alto Tâmega, Área Metropolitana do Porto, Tâmega e Sousa, Douro e Terras de Trás-os-Montes) dos setores do comércio, dos serviços pessoais e da restauração e similares.
Com o objetivo de criar 16 Aceleradoras de Comércio Digital na região, o projeto vai apoiar os comerciantes e empresários desta região com ferramentas gratuitas de diagnóstico, apoio na elaboração de planos de transição digital, incentivos para a contratação de serviços digitais e capacitação para a economia digital.
Contribuir para a mudança de atitude empresarial, facilitando a adoção de estratégias e soluções digitais que permitam atrair novos clientes, aumentar as vendas e simplificar processos para fazer crescer o negócio em todas as frentes.
Até ao final de 2025, temos como meta mobilizar e apoiar perto de 9 mil empresas no domínio da transição digital:
Para ajudar as PME da região Norte a dar o primeiro passo neste processo, o ACELERAR O NORTE vai disponibilizar apoio e acompanhamento ao seu negócio através de:
O projeto é dirigido a micro, pequenas e médias empresas (PME) do comércio, dos serviços pessoais e da restauração e serviços da região Norte.
As atividades elegíveis são o comércio e reparação de automóveis e motociclos (CAE 45), o Comércio por grosso (CAE46), o comércio a retalho (CAE 47), a restauração e similares (CAE 56), as agências de Viagens e operadores turísticos (CAE 79), a reparação de computadores e de bens de uso pessoal (CAE 95) e outras atividades de serviços pessoais (CAE 96).
ACELERAR O NORTE é um projeto desenvolvido em Consórcio liderado pela Confederação do Comércio e Serviços de Portugal (CCP) e copromovido pela Associação Empresarial de Portugal (AEP), pela Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) e pela Associação da Economia Digital (ACEPI), que em conjunto procuram contribuir para um Norte mais digital e mais competitivo.
A iniciativa é financiada pela União Europeia através do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e NextGeneration EU, no âmbito da medida Aceleradoras de Comércio Digital.
Consulte aqui a ficha do projeto
Fundada em 1888, esta Associação tem como área de intervenção geográfica o Alto Tâmega. Integrada no Nut II – Norte, esta região engloba seis concelhos: Boticas, Chaves, Montalegre, Ribeira de Pena, Valpaços e Vila Pouca de Aguiar , pertencentes à NUT III – Alto Tâmega.
Copyright © ACISAT @2023 – Todos os direitos reservados