Feira dos Santos em Chaves

Realizada em Chaves desde tempos que se vão perdendo já da memória, a “Feira dos Santos” constitui hoje para as gentes do Alto Tâmega e particularmente para os Flavienses, o ex-libris festivo da cidade de Chaves e desta Região Transmontana.

Os “Santos”, como popularmente usa chamar-se a este grande acontecimento festivo, vão-se repetindo anualmente quando Outubro expira e Novembro começa. E nestes dias, a cidade muda, agita-se, veste roupagens de festa, enchem-se as ruas de multidões, fazem-se negócios a uma escala desusada, mau grado o “vento ruim” que ultimamente tem varrido as ilusões dos agricultores e do comércio, principais esteios da economia desta Região Transmontana.

A ACISAT, em parceria com a Câmara Municipal de Chaves tem vindo a promover e a incutir um novo dinamismo à Feira dos Santos que nos últimos anos e a um ritmo crescente, tem vindo a mostrar-se mais apetecida pelos expositores e mais participada por visitantes nacionais e estrangeiros, com especial destaque para os nossos vizinhos do Norte da Galiza. Chaves franqueia nesses dias as suas portas a mais de uma centena de milhar de visitantes, demonstrando, como aliás em outras épocas do ano, a sua característica e tão propalada hospitalidade.

Sem esquecer o seu cariz marcadamente popular e festivo, a Feira dos Santos assume-se essencialmente como um certame multisectorial, com representação de uma vasta gama de actividades económicas. O vestuário, o calçado, o artesanato nacional e internacional, as antiguidades, os produtos agrícolas, a gastronomia e um vasto leque de diversões, constituem algumas das actividades que tradicionalmente estão representadas neste importante evento anual.

Mas a Feira dos Santos não é nem pretende ser tão só uma Feira de Actividades. Mantendo uma tradição remota, a Organização tem colocado uma forte tónica nas actividades lúdicas. A corrida de cavalos, a tradicional “chega de bois”, o concurso do melhor gado, a actuação de grupos musicais e bandas, o arraial popular e o fogo-de-artifício sobre o Tâmega, são algumas das actividades que, a par de outras, têm garantido o êxito desta importante Feira Anual de Todos os Santos. A gastronomia é outra faceta muito atractiva, com destaque para a Feira do Polvo, que decorre em paralelo com a tradicional Feira do Gado.

Os interessados em participar neste certame deverão dirigir à ACISAT o seguinte Requerimento Feira dos Santos.

Cartaz - Feira dos Santos 2016

Cartaz - Feira dos Santos 2016

Cartaz Feira do Gado - Santos 2015